quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Tô cum saudade de tu ..."


Estou com saudades (saudades no plural, contrariando as regras do português escorreito, mas seguindo as regras do coração) da velha infância. Será que é por conta do mês de junho, mês de folguedos, de comidas tipicas?
Antigamente, na pequena aldeia de Ibuiky, no dia 24 de junho acendiam fogueiras nas portas das casas, e se faziam comadres e compadres de fogueira, dançavam quadrilhas. Será que a modernidade venceu a tradição?
Ai, quem diria, estou com saudade até de banda de pífano... E, aí eu fiz um exercicio mental: nomes dos colegas de escola - Elza, Mazé, Soledade - as duas - uma magra e outra gorda, Dorinha, Jacinta, Socorro, Lourdinha, Laodiceia, Das Neve, Siang... Caramba, só me lembro das meninas, e dos meninos nenhum nome!!! Continuo tentando me lembrar de coisas e frutas que não encontro acá: pitomba, murici, umbu, caju, ingá, milho assado, ouricuri, laranja cravo, carambolas, juá, gogóia, araçá...
Estou velha, com certeza, e a prova não é o espelho, é a alegria de olhar o passado, alegria muito maior que olhar para frente...

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!