quarta-feira, 10 de junho de 2009

Em SP, ambulatório terá cirurgia de mama para travesti

SÃO PAULO - O governo do Estado de São Paulo inaugura hoje na capital um ambulatório especial para o atendimento geral de saúde de travestis e transexuais. O local deverá ainda, mediante protocolos que serão definidos, oferecer cirurgia de colocação de próteses de mama e terapias hormonais para garantir uma identidade feminina ao corpo, como a eliminação de pelos do rosto, por exemplo.

Para Irina Bacci, presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, a inclusão das cirurgias e da hormonoterapia no serviço público de São Paulo será um passo além da medida que prevê a cirurgia para mudança de sexo no Sistema Único de Saúde (SUS), autorizada pelo Ministério da Saúde em agosto do ano passado e que rendeu homenagens e críticas à pasta. O anúncio do ambulatório ocorrerá hoje à tarde no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, na zona sul de São Paulo, durante o mês do orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT).

Segundo Alessandra Saraiva, coordenadora da secretaria de travestis e transexuais da Associação Parada LGBT, o serviço será muito importante para promover o correto atendimento de saúde da população. ? A unidade não tem a intenção de segregar a população, mas sim promover sua entrada no sistema, pois hoje ainda sofrem preconceitos.?

Segundo destaca a presidente do conselho, hoje o SUS já tem despesas com transgêneros que se submetem a terapias hormonais sem acompanhamento médico e também com as graves complicações de injeções clandestinas de silicone industrial, utilizado para a formação de glúteos e seios. ? Hoje os médicos já fazem este tipo de terapia com fins de saúde e estéticos para mulheres. Não fazem para travestis por preconceito. E esta população pode sofrer danos à saúde mental por não ter sua identidade reconhecida?, diz ainda Irina.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE - Agencia Estado
-----------------------------------------------------------------------
Pois é, enquanto isso faltam remédios para hipertensão e diabetes nos Postos de Saúde, faltam leitos nos hospitais públicos e até bolsas para coleta de sangue. E o Governo Federal distribui - camisinhas e vaselina para os gays usarem...

A notícia recente
é que um dos livros para o Programa Ler e Escrever, do governo deste mesmo Serra, contém cenas de nudez, palavrões, referências a agressões físicas e piadas de duplo sentido que reforçam a banalização do sexo e o emburrecimento de nossas crianças já sufocadas pelas mídias de massa.
(http://www.olibertario.org/2009/05/livros-com-palavroes-e-sexo-sao.html)

O Min. do Meio Ambiente participa da Marcha da Maconha, e o Min da Saúde distribui cartilhas de como usar "corretamente" as drogas.
Acho que o MS podia mudar para MS (?????) Ministério da Saúde para Ministério da Sacanagem.

Já o governo Lula, quer incluir o homossexualismo e a transsexualidade nos livros didáticos. Política que pretendem adotar já em 2011.

Veja a notícia em: http://www.estadao.com.br/

____________________________
Por favor deixe seu comentário.


Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!