segunda-feira, 20 de abril de 2009

Romanesco, o brócolis fractal

Desde que assisti um programa na TV Educativa sobre fractal me encantei pelo tema. Se entendi? Mais ou menos.... o apresentador mostrava paisagens que lembravam figuras geométricas e ... recortes de papel, sabe aqueles bonequinhos de papel que a gente dobra a folha varias vezes e corta apenas uma vez, e a desenho se reproduz tantas vezes quantas forem as dobras?

Não entendi plenamente, Matematica não é o meu forte. Mas gosto das imagens fractais, da arte fractal. Gosto e admiro o belo

Fractais (do latim fractus, fração, quebrado

A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador.

Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.

O termo foi cunhado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Fractais naturais são encontradas freqüentemente na natureza. Estes objetos exibem uma estrutura complexa próxima aos objetos matemáticos, porém finitas, se as observarmos em escalas maiores.

Os fractais naturais estão à nossa volta, basta observarmos as nuvens, as montanhas, os rios e seus afluentes, os sistemas de vasos sanguíneos, os feixes nervosos, etc.

Fonte: Wilkipedia

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!