quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Justiça Social na Bíblia


http://img163.imageshack.us/img163/6318/mesii4kj.jpg
Muito antes de aparecer a expressão moderna justiça social, a Bíblia já falava: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Deus tem interesse no bem-estar social do ser humano. Essa realidade é facilmente encontrada em toda a Bíblia. Podemos notar claramente que o conceito de justiça é um dos pilares da Bíblia que têm a finalidade não só de dar uma visão espiritual ao mundo, através de contato com às leis de Deus, mas também orientar nas relações entre os governantes e governados, empregados e empregadores, e os direitos dos estrangeiros dos órfãos, das viúvas.
No Novo Testamento encontramos esses mesmos princípios, como nas parábolas de Jesus ao pregar a justiça divina. Ele conta que o senhor de uma vinha contratou diversos trabalhadores e combinou o pagamento com cada um deles. No final do trabalho, começou a pagar pelo último que havia chegado quase no final do dia. Pagou-lhe a dia inteiro.O que chegara primeiro perguntou: “Como pagas a mim o mesmo que a ele que só trabalhou poucas horas, se eu trabalhei o dia todo?”. “Ora”, respondeu o senhor, “ você não vê que estou lhe pagando o que ambos combinamos como justo e que o último que aqui chegou também tem o direito de receber o necessário para o sustento de sua família?”

Tsedakah é uma palavra hebraica que significa justiça social, ajuda mútua, cuidado dos órfãos. Ela contém um ensino bíblico, onde o Eterno não nos dá espaço para concessão. Fazer justiça, honrar a dignidade da viúva, do órfão, do estrangeiro, do vulnerável e do negligenciado não implica em escolha, nós não temos a liberdade para dizer não: “Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.” ( Dt 15:11)

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!