sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Conto de Natal

Queria publicar no meu blog um conto de Natal, um conto clássico: O. Henri, Charles Dickens, ou Gorky. Apos refletir por breves instantes me decidi por O Henry. Amo os contos de Henry, eu os li ainda criança, lembro bem, tinha dez anos e frequentava a Prefeitura Municipal com tranquilidade e naturalidade de quem passeia em sua própria casa; meu tio era secretário do prefeito, a tesoureira era nossa vizinha, e muitos outros funcionários eram conhecidos e ou amigos da família. Na Prefeitura tinha uma centena de livros espalhados pelo chão, alguns encaixotados, muitos roídos pelas traças, ou mofados pela ação da umidade, uns sem começo, outros sem final, mas tinha também bons livros e alguns inteiros, talvez até intocados. Escolhi O. Henry por estar acessivel, e pelo título Contos de Natal, haja vista que o Natal estava próximo. O livro estava no chão, não tinha capa, mas estava completo. A funcionária disse, estranhando a escolha, talvez pela aparência do livro:Esse? Pode levar e ficar com ele, não precisa devolver, está muito velho e sem capa.
Devorei o livro, que delícia.Guardei-o carinhosamente como presente de natal. E alguns desses contos me serviram, já na idade adulta, para ilustrar palestras, ou no Tribunal do Juri. Anos mais tarde comprei-o no Circulo do Livro - (ainda existe o Circulo do Livro?) e o tenho até até hoje no meu pequeno acervo.
E a publicação do conto? Digitei na pesquisa google: Contos de Natal, e aí apareceu um site com uma lista maravilhosa de contos de natal todos os autores acima citados entre outros internacionais, e ainda Coelho Neto, e a impágavel Missa do Galo de Machado de Assis. Mas, na politica de privacidade estava informando ser terminantemente proibida a reprodução de qualquer dos contos e que o infrator que por qualquer modo reproduzisse poderia ser processado judicialmente. O autor do site diz ser o detentor dos direitos autorais!!! Como? Detentor dos direitos autorais de Sonho de uma Noite de Natal, de Gorki, de O Pároco, de Coelho Neto, e da Missa do Galo de Machado? Não entendi. Mas, como não quero passar o Natal na Cadeia, como um dos personagens do O.Henry... desisti de até mesmo digitar diretamente do meu velho livrinho.
Coisas de garganta de serpente .....

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!