quarta-feira, 6 de agosto de 2008

"Mayada - Filha do Iraque"

Mayada" revela drama de mulher presa pelo regime de Saddam

A história real da iraquiana Mayada Al-Askari.

Filha de uma família importante e influente no Iraque, Mayada teve uma juventude privilegiada e cresceu em meio à realeza, com acesso ao próprio Saddam Hussein. Adulta, com dois filhos e divorciada, ela gerenciava uma gráfica e fazia trabalhos como intérprete quando seu mundo
desabou.

"Mayada" mostra a história de mulher presa pelo regime de Saddam

Certa manhã, agentes da polícia secreta de Saddam invadiram a gráfica de Mayada e destruíram o local na frente da iraquiana e de seus funcionários. Sem entender o motivo daquilo, ela não teve tempo de reclamar: foi levada, sem explicações, para a brutal prisão de Baladiyat. Era o início do maior pesadelo de sua vida.

Em uma narrativa de tirar o fôlego, Jean P. Sasson descreve como Mayada foi jogada em uma cela com outras 17 mulheres que, entre si, tinham em comum apenas o fato de terem sido condenadas sem julgamento.

A autora traz à tona os horrores que Mayada viveu na prisão e como ela sobreviveu ao medo, à angústia, às ameaças e à tortura.

Jean P. Sasson conheceu Mayada em 1998, antes da iraquiana ser presa. Colheu seu relato em 2003, quando as forças dos EUA afastaram Saddam Hussein do poder, Mayada foi libertada e decidiu que precisava contar ao mundo sua história e a verdade sobre a condição feminina no Iraque.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!