segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia Nacional das Artes & homenagem à genialidade de alguns brasileiros


Ars longa, vita brevis


Dia Nacional das Artes. Criado por Lei Federal de 1931 para lembrar a criação, nesta data, em 1816, pelo Rei D. João VI, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.
Anita Malfatti - primeira artista brasileira a aderir ao modernismo, tendo sido uma das expositoras da mostra, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, que fazia parte da Semana de Arte Moderna de 1922.

Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003) tradutora, escritora, jornalista e dramaturga brasileira.
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, o nobel da língua portuguesa. É a maior escritora brasileira.

Carlos Drummond de Andrade - (Itabira, 31 de outubro de 1902Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro.Consagrado como um dos maiores poetas do Brasil e um dos grandes do mundo em sua época.

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e poeta brasileiro.Cartola compôs, sozinho ou com parceiros, mais de quinhentas canções, como "As Rosas Não Falam", "Alvorada", "O Mundo é um Moinho" e "O Sol Nascerá", tendo sido esta última regravada mais de 600 vezes. Suas canções são musicalmente bastante elaboradas e suas letras têm uma carga poética muito forte.Carlos Gomes


-Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836Belém do Pará, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante operista brasileiro do estilo romântico, com carreira de destaque principalmente na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scal
Chiquinha Gonzaga– (Francisca Edwiges Neves Gonzaga). Compositora, instrumentista, regente. Rio de Janeiro, RJ, 17/10/1847–idem, 28/02/1935. Maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades no país, promotora da nacionalização musical, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais.


Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!