quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Centenário da imigração Japonesa - Selo Comemorativo


Há 50 anos fui a escola pela primeira vez, tudo era novidade: lápis, cadernos, o uniforme - saia azul pregueada, camisa branca, e gravata de laçarote - mas, principalmente, os colegas chamavam a atenção tinham olhos repuxados, cabelos pretos e lisos, os nomes então, soavam tão diferentes aos meus infantis ouvidos: Mitiko, Maiata, Gogaiache entre outros.
Tornei-me amiga deles, (ou será que eles se tornaram meus amigos?), foi lá naquela escolinha rural, interior de São Paulo, que a professora Vera Zozetti (será que ainda vive?) nos incutiu a primeira lição de direito e cidadania, quando dizíamos a japonesa, ela retrucava e insistia: não e japonesa é Mitiko, e é brasileira, ela nasceu no Brasil, portanto é brasileira.
Onde andará Mitiko?
Saudade de Mitiko, da professorinha que me alfabetizou, saudade da minha infância, e até da Escola Mista Santa Umbelina!!!!
Acho que foi por saudade daquela convivência que desenvolvi um gosto pelas coisas da Terra do Sol Nascente, como por exemplo ler e compor haikais.



Criado pela artista Adriana Shibata,

O bloco comemorativo da imigração japonesa retrata um conjunto de elementos característicos da cultura nipônica como as lanternas de papel, os fogos de artifício, a dança e a vestimenta tradicional Bom-Odori e Kimono, o Taiko, instrumento percussivo, a Sacura. Aparecem também a flor de cerejeira, símbolo do Japão, a família, que verga indumentária ocidental, e grãos de café, que representam a cultura cafeeira, atividade laboral que ocupou grande parte dos imigrantes no Brasil.

Primeiro selo : o navio Kasato-Maru, que trouxe os primeiros imigrantes do Japão, e, como pano de fundo, o mapa do Brasil e o C, que representa o centenário da imigração japonesa.
Segundo selo : um origami, arte da dobradura de papel e, ao fundo, as bandeiras do Brasil e do Japão sobrepostas ao C de centenário.

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!