segunda-feira, 17 de março de 2008

Conto - Mistério resolvido


Ela se chamava Wyros, (leia-se Viros) e, ninguem questionou, ou pelo menos achou estranho que uma mulher fosse batizada com nome tão rídiculo. Ironicamente sua casa era a mais limpa da cidadezinha. Levantava-se às cinco da matinas, regava o pequeno jardim, lavava a calçada, e partia para a limpeza minunciosa do banheiro. Preparava o café dos filhos punha à mesa. Só então acordava a filharada para tomarem o desjejum e se preparem para irem a escola.
A aparencia de Wiros era impecavel: cabelos curtos "a la home", vestidos sóbrios, estilo tubinho e, sempre de meias eláticas, as mãos bem cuidadas, Wiros envolvia o cabo de vassoura numa flanela para que não lhe fizesse calos nas mãos. Era uma dama.
Vivia praticamente sem o marido, que morava na fazenda e cultivava um pequeno pedaço de chão, e tirava leite de umas poucas vacas e o levava diarimente para ser vendido na cidade, em sua propria casa.
Ainda na parte da manhã depois de tomar café, o marido trabalhador voltava para o sítio para a sua labuta de agricultor.
Seus filhos, seis ao todo, a tratavm respeitosamente. Suas filhas adolecentes de 17 e 16 anos namoravam os filhos das melhores familias local.
Familia modelo. Hum....
Diziam as más linguas que cada um dos filhos tinha pai distinto, mas, era mentira, a primogênita era com certeza fruto do sacrossanto casamento, os demais, sim, de pais, vamos dizer, alternativos.
Todos sabiam a paternidade de cada um dos rebentos; como ficavam sabendo não entendemos haja vista que Wyros era discreta, reservada...
Alguém a defendou afirmando ser maledicência - só porque os filhos são diferentes entre si não se pode afirmar que são filhos de pais diferentes.... Ademais ela não levaria amantes para dormir em sua casa, já tem filhas mocinhas....
- E verdade retrucou, a outra, mas você percebeu que as sete e meia, as crianças já foram pra escola, e o Delegado esta refestelado no sofá esperando o leite que só chega lá pelas nove, antigamente era o prefeito que aguardava a chegado do leite, o rábula, por um tempo, também já foi cliente....

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!